quarta-feira, 15 de maio de 2013

CD ou DVD riscado? Saiba o que fazer para recuperá-los!

Apesar da morte dos CDs estar bem próxima, a mídia óptica, como um todo, ainda é bastante usada. São aqueles nossos CDs de música antigos, arquivos de backup de formatações anteriores que nem sabíamos que tínhamos, DVDs de filmes, etc. Ou seja, querendo ou não, pouco ou muito, ainda usamos mídias ópticas. E quão frustrante é colocarmos um CD/DVD na bandeja e os arquivos não serem lidos corretamente, ou o filme travar em momentos cruciais da trama, além de outras situações desagradáveis. Bem, como proceder nestes casos? Como salvar seus arquivos? As soluções são mais simples do que parecem, e estão a alcance de todos. Vamos dar uma olhada nelas.

Use um pano seco

Em casos mais simples, onde o problema consiste em apenas alguns arranhões, sujeira ou mesmo gordura das mãos, a primeira medida que podemos adotar é usar um pano seco. Sim, aqueles panos de microfibra, por exemplo, que vêm junto de TVs ou monitores. Eles são ideais por serem macios e não soltarem fiapos. Flanelas que vêm junto de óculos também servem. Um cuidado importante que se deve ter ao realizar este procedimento, é não limpar em movimentos circulares. Como as mídias ópticas são gravadas desta forma, tentar limpar com movimentos circulares pode prejudicar ainda mais a sua leitura.
pano de microfibra

Use água

Sim, água. CDs/DVDs não são componentes eletrônicos nem pokemons de pedra. Aliás, eu nunca entendi por que pokemons de pedra são fracos contra os do tipo água, mas enfim… vamos em frente! Se a limpeza com um pano ainda não resolveu o problema, você pode tentar usar água morna corrente para retirar a sujeira. Se ainda assim ela continuar esfregue suavemente com o dedo para removê-la.
Outra dica, se a sujeira for realmente grudenta ou você tiver fapeado na sua mídia, é usar um detergente neutro. Tenha certeza de que é um produto neutro. Se ele contiver componentes químicos fortes ou abrasivos, como o álcool, ele danificará ainda mais a sua mídia. Novamente, esfregue com o dedo até que a sujeira saia.

Use produtos especializados

Se nem o pano seco e nem a água com detergente adiantaram, não há muita coisa que você possa fazer com os materiais domésticos. A saída, então, é recorrer aos produtos especializados. Existem vários à venda em lojas de informática, geralmente vendidos em forma de kit, com uma solução de limpeza, panos e outros trecos para salvar sua mídia.
Eles também são vendidos separadamente, caso você não queira gastar muito para salvar seu CD/DVD. Aliás, eu sou aconselho estes método se os arquivos que você está tentando salvar forem realmente importantes para você, caso contrário, não vale a pena gastar para limpar uma mídia. O melhor mesmo é comprar uma mídia nova.
Kit para limpar CDs/DVDs
Um dos muitos kits usados ara limpar CDs/DVDs

Polimento

O ato de polir o CD/DVD talvez seja o mais eficaz. Ele elimina uma camada da mídia ótica, eliminando todos os arranhões em sua superfície, deixando-a totalmente nivelada novamente, facilitando a leitura pela sua gravadora. Talvez polir saia mais em conta do que comprar os produtos especializados dos  quais falamos acima. Geralmente, locadoras de DVDs sempre têm uma máquina dessas. Eles cobram uma quantia irrisória pelo serviço, geralmente R$ 1,00.

Soluções caseiras

Além das soluções acima abordadas, existem ainda as chamadas “soluções caseiras“, que não têm a sua eficácia comprovada, mas que o povão diz funcionar. Por exemplo, usar pasta de dente que contenha bicarbonato de sódio em sua composição. Espalhe, com um pano ou com o dedo, pasta de dente na área riscada e espere um tempo. Depois, retire com água e teste o seu CD/DVD. Note que produtos abrasivos podem danificar sua mídia, portanto, só use em último caso e se a perda dos arquivos não causar nenhum incoveniente.
Outra saída caseira, é usar vaselina (ôpa!). Um produto equivalente são aquelas ceras usadas para limpeza de móveis. Passe uma fina camada por todo o disco com um pano fino, e então experimente tentar resgatar os arquivos no seu computador. Em caso de sucesso, faça uma cópia deles imediatamente, já que esta solução tem caráter temporário.
Portanto, se o seu CD/DVD estiver arranhado, sujo, engordurado ou fapeado e a leitura dos arquivos estiver comprometida, não se desespere. Procure seguir alguma dessas dicas e não se esqueça, se alguma delas der certo, faça um bakccup na hora e compre uma nova mídia. Espero que esta dica tenha sido útil para você.